Notícias de saúde

Uso de paracetamol durante a gravidez pode afetar o comportamento das crianças

06 de dezembro de 2022 (Bibliomed). O paracetamol é amplamente consumido no mundo, mas um novo estudo da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, alerta que gestantes que fazem uso do medicamento podem ter seus bebês afetados. O paracetamol tem a capacidade de atravessar a barreira placentária e atingir o feto.

O estudo mediu qualquer uso de paracetamol até as 35 semanas de gestação, não doses específicas ou frequência ou tempo dentro da gravidez. Os pesquisadores usaram dados do First Baby Study na Pensilvânia, que incluiu 2.423 pares mãe-filho.

As mulheres relataram o uso de medicamentos e completaram um inventário de estresse pré-natal durante o terceiro trimestre, e os problemas comportamentais das crianças foram medidos aos 3 anos de idade usando uma lista de verificação padronizada de comportamento infantil.

Do total, 1.011 mulheres, ou 41,7%, relataram usar paracetamol durante a gravidez. E as crianças que foram expostas ao medicamento: síndrome de abstinência, problemas de sono e de atenção. Após ajuste para estresse pré-natal e outras variáveis, duas escalas de síndrome permaneceram significativamente maiores em crianças expostas ao paracetamol: problemas de sono e atenção.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0272593.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários