Notícias de saúde

Praticar atividade física melhora a qualidade do sono

24 de novembro de 2011 (Bibliomed). Pessoas que praticam pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana tendem a dormir melhor e a se sentir mais alerta durante o dia, afirma estudo a ser publicado na edição de dezembro da revista especializada Mental Health and Physical Activity.

Realizado por pesquisadores da Oregon State University, nos Estados Unidos, o estudo envolveu mais de 2.600 homens e mulheres, com idade entre 18 e 85 anos, que foram submetidos a um programa de atividades físicas e monitoramento do sono. Os resultados mostraram que praticar, no mínimo, 150 minutos (duas horas e meia) de exercícios moderados ou vigorosos melhora em até 65% a qualidade do sono.

Os voluntários relataram, ainda, menor sonolência diurna em comparação com os que fizeram menor atividade física. Observou-se, também, a melhoria nas cãibras nas pernas durante o sono (probabilidade 68% menor) e na capacidade de concentração quando se está cansado (45%).

“Nós estávamos utilizando as diretrizes de atividade física previstas para saúde cardiovascular, mas, ao que parece, essas podem ser benéficas para outras áreas da saúde”, diz Brad Cardinal, um dos autores do estudo. “Cada vez mais, a prática de atividade física vem sendo utilizada como uma alternativa não-farmacêutica para melhorar o sono”, completa.

Fonte: EurekAlert!, 22 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários