Notícias de saúde

Proteína manda sinal para o corpo acumular gordura

25 de outubro de 2011 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que desativar a proteína galectina-12 pode ser a chave para tratar a obesidade e o diabetes. Isso porque a proteína desempenha um papel crucial no armazenamento da gordura.

A pesquisa mostrou que as cobaias que não tinham a capacidade de sintetizar a galectina-12 acumulavam 40% menos gordura corporal, além de apresentarem um incremento no metabolismo e menor resistência à insulina. 

Fu-Tong Liu, um dos autores da pesquisa, explica que "a galectina-12 parece sinalizar para as células de gordura é que é hora de conservar energia, em vez de queimá-la". Tanto a quebra como o armazenamento da gordura são processos intimamente ligados, que envolvem diversos sinalizadores. "Se nós pudermos interromper esse sinal, teremos uma chance de melhorar o metabolismo das gorduras e reduzir a resistência à insulina em pacientes com obesidade e diabetes", completa.

Segundo o especialista, a descoberta pode ajudar no tratamento da obesidade e, principalmente, do diabetes. Como a obesidade é sinalizador da doença, bem como a resistência à insulina, a desativação da galectina-12 poderia aumentar a qualidade de vida do paciente diabético.

Fonte: Diário da Saúde, 19 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários