Publicidade

Notícias de saúde

Bom colesterol reduz risco de ataque cardíaco e diabetes

11 de outubro de 2011 (Bibliomed). Lipoproteínas de alta densidade, conhecidas como HDL ou “bom colesterol”, podem ajudar na redução do risco de ataque cardíaco e de diabetes, dizem pesquisadores da Kaiser Permanente Center for Health Research, nos Estados Unidos.

A equipe liderada por Gregory Nichols analisarou pacientes com diabetes – que são os mais propensos a desenvolverem doenças cardiovasculares – com fatores de risco a 87%.

O estudo envolveu 30.067 pacientes que se trataram no Kaiser Permanente Center entre 2001 e 2006. Os pacientes tiveram pelo menos duas medições HDL entre seis e 24 meses de intervalo. Os resultados mostraram que 61% deles não apresentaram alterações significativas nos níveis de HDL. Em 22% esses aumentaram em 6,5 miligramas por decilitro de sangue, e em 17% dos pacientes os níveis de HDL diminuíram.

Publicado no The American Journal of Cardiology, o estudo mostrou que nos pacientes em que os níveis de HDL aumentaram 8% o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) eram menores. Já em pacientes cujos níveis de HDL diminuíram, o risco para esses problemas foi 11% maior. Os pesquisadores acompanharam os pacientes por até oito anos.

Fonte: UPI, 07 de outubro de 2011



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: