Notícias de saúde

Óleo de arroz alivia inflamações da pele

23 de agosto de 2011 (Bibliomed).  Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que um composto formado por nanopartículas fabricadas à base de óleo de arroz promove a melhora da hidratação e da oleosidade da pele de pessoas diagnosticadas com dermatite atópica ou psoríase.

Alguns produtos dermatológicos, como cremes hidratantes e protetores solares, já utilizam as nanopartículas em sua composição, e alguns adicionam o óleo de arroz como base à sua composição.

De acordo com Daniela Spuri Bernardim, farmacêutica responsável pela pesquisa, o objetivo era saber se o uso da nanotecnologia poderia potencializar o óleo de arroz, permitindo seu uso não apenas na prevenção, mas também em situações críticas de problemas na pele. Para tal, a farmacêutica realizou testes com 26 voluntários em que o óleo de arroz foi aplicado no antebraço (sem lesões) de 17 pessoas com pele normal, 9 com psoríase e 8 com dermatite atópica.

Os resultados demonstraram alta hidratação da pele dos dois grupos e um aumento positivo de oleosidade. "Isto implica numa melhora na função de barreira da pele e não uma cura, mas na possibilidade de um tratamento complementar ao usual que pode atuar também como preventivo, uma vez que a pele menos ressecada causa menor possibilidade de formação de placas ou de feridas", explica Bernardim.

A substância utilizada pela farmacêutica atua como antioxidante e adjuvante no tratamento da pele ressecada de quem tem uma ou outra doença, pois ajuda na formação de uma proteção maior à camada mais externa da pele, além de evitar processos inflamatórios e reduzir a utilização de corticosteroides (hormônios sintéticos que inibem a inflamação).

Fonte: Agência USP, 17 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários