Notícias de saúde

Brasil: Óleo Extraído de Planta Combate a Tensão Pré-Menstrual (TPM)

São Paulo, 8 de Janeiro de 2001(eHLA). Um estudo do Centro de Medicina Integrada da Califórnia confirmou os efeitos benéficos do óleo de prímula sobre os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). A eficiência da planta foi confirmada na última Conferência Anual da Associação Americana de Farmácia.

O estudo avaliou o uso do fitoterápico, extraído da planta Oenothera biennis, em 68 mulheres que se queixavam do distúrbio. No fim de três meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas em 16% das pacientes nenhum efeito foi percebido.

Segundo a pesquisa, o efeito do óleo de prímula deve-se aos ácidos graxos poliinsaturados, que influenciam a regulação dos hormônios sexuais. Além de aliviar os sintomas da TPM (dores de cabeça e nos seios, inchaço, mau humor e depressão), o fitoterápico controla a oleosidade da pele e mantém a elasticidade.

Nas refeições, esses ácidos graxos essenciais podem ser aproveitados de certos óleos, como o de soja e o de girassol, ou tirados da sardinha, do salmão e dos peixes em geral. A falta desses elementos, aliada a fatores como o estresse, costuma desencadear a TPM. Segundo a ginecologista Mara Diegoli, do ambulatório de TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, o distúrbio atinge cerca de 35% da porção feminina do planeta.

A dosagem das cápsulas do óleo de prímula pode variar conforme o caso. "Tive melhores resultados com as pacientes que apresentavam sintomas físicos bem intensos", explica a médica.

Hábitos que Aliviam a TPM:

· Diminuir o sal na comida. Ele retém água no organismo e piora o inchaço.

· Dar preferência aos alimentos diuréticos, como o chuchu, a melancia e o abacaxi. Ao contrário do sal, eles ajudam a eliminar o excesso de água.

· Tomar menos café. Por ser estimulante, a cafeína potencializa os sintomas da TPM.

· Fazer exercícios físicos, pois eles ajudam a liberar endorfina, substância que atua no organismo provocando bem-estar.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários