Notícias de saúde

Uso de música em sala de aula facilita o aprendizado

09 de agosto de 2011 (Bibliomed). Cantar em sala de aula pode ser benéfico para o aprendizado infantil. Segundo Milton Joeri Fernandes Duarte, pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), a música facilita o ensino da história, pois cria empatia entre o aluno e o professor, formando um referencial de memória para os alunos. Duarte defende que esse referencial facilita a relação do aluno com o conteúdo.

O autor buscou responder questões levantadas ao longo de sua experiência profissional como professor de história, tais como até que ponto a linguagem musical auxilia no ensino da disciplina e como professores e alunos que não possuem conhecimentos de linguagem musical conseguem trabalhá-la em sala de aula.
O pesquisador acompanhou durante o ano de 2007 aulas de história de alunos da quinta serie da rede municipal de ensino de São Paulo. Em 2008, Duarte selecionou oito alunos que havia frequentado as aulas e os entrevistou a fim de saber seus gostos musicais e a relação que faziam entre o conteúdo aprendido e as musicas apresentadas em sala de aula.

Os resultados mostraram que os alunos associavam a musica ao conteúdo, e isso os ajudava a se recordar do que foi aprendido. “A música forma um referencial de memória. Por isso existem as músicas que marcam a vida de uma pessoa”, afirma Duarte.

Segundo o pesquisador, a música aproxima a memória individual do professor a dos alunos durante as aulas. Contudo, como Duarte ressalta, a consciência musical é algo que o aluno traz de casa e o profissional deve procurar adequar o conteúdo a um ritmo que seja apreciado pelos jovens. “Muitos professores têm medo de os alunos não receberem bem as músicas, acharem que são velhas, etc. Mas é preciso contextualizá-las com os alunos, criar empatia para elas serem bem utilizadas”, explica.

Fonte: Agência USP, 4 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários