Notícias de saúde

A beleza esta no cérebro de quem vê

11 de julho de 2011 (Bibliomed). Tem um ditado que diz que a beleza esta nos olhos de quem vê. Cientistas da Universidade College London, no Reino Unido, descobriram que a beleza está em uma região frontal do cérebro que é ativada quando estamos diante de uma obra de arte ou de uma música agradável.

Segundo os pesquisadores, essa ativação é a única característica comum entre as obras de arte de diferentes naturezas. Assim, a teoria proposta pelo filósofo David Hume, que diz que a beleza esta em quem está vendo e não no objeto em si, pode provar-se verdade.

O estudo envolveu voluntários de diferentes culturas e etnias. Eles observaram uma série de pinturas e trechos de músicas, classificados previamente como bonito, indiferente ou feio, deitados dentro de um aparelho de ressonância magnética funcional, que mede a atividade no cérebro.

Os resultados dos exames mostraram que uma área na parte frontal do cérebro conhecida como córtex órbito-frontal medial ficou mais ativa quando os voluntários ouviam uma música ou olhavam uma imagem classificadas como bonitas. Entretanto, nenhuma região particular do cérebro foi correlacionada com obras de arte classificadas como "feias".

O córtex órbito-frontal medial tem sido ligado à apreciação da beleza, mas esta é a primeira vez que os cientistas mostraram que a mesma área do cérebro é ativada para a beleza visual e para a beleza auditiva nos mesmos indivíduos.

Fonte: Diário da Saúde, 07 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários