Notícias de saúde

Passar tempo de qualidade com cães faz bem à saúde

17 de julho de 2024 (Bibliomed). Acariciar, passear e brincar com um cachorro diminui o estresse e aumenta o poder das ondas cerebrais associadas ao relaxamento e à concentração, sugere um estudo realizado pela Universidade Konkuk, na Coreia do Sul.

Para avaliar como as atividades que envolvem animais influenciam o humor, os pesquisadores recrutaram 30 participantes adultos na faixa dos 20 a 40 anos para cada um se envolver em oito atividades com uma fêmea de poodle padrão prata de 4 anos de idade, cujo tutor era o pesquisador principal do estudo.

As atividades assistidas pelos animais com o cão consistiam em encontros, brincadeiras, alimentação, massagem, tosa, fotografia, abraços e passeios. O recrutamento dos participantes ocorreu entre maio e junho de 2022 por meio de avisos afixados em salões pet e em academia de beleza canina.

Os participantes usaram eletrodos de eletroencefalografia para registrar a atividade elétrica do cérebro durante as interações com o cão. Eles também registraram seu estado emocional subjetivo imediatamente após cada atividade. Todas as atividades foram concluídas em 60 minutos.

Os resultados mostraram que a força relativa das oscilações da banda alfa no cérebro aumentou enquanto os participantes brincavam e passeavam com o cachorro, refletindo um estado de vigília relaxada. Durante a preparação, massagem suave ou brincadeira com o cão, a força relativa de oscilação da banda beta recebeu um impulso, um aumento normalmente ligado ao aumento da concentração. Os participantes também relataram sentir-se muito menos cansados, deprimidos e estressados após todas as atividades relacionadas aos cães.

Segundo os autores, esses resultados podem ajudar a orientar melhor as atuais intervenções assistidas por animais, utilizadas no tratamento de diferentes transtornos.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0298384.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários