Notícias de saúde

Uso de aquecedores merece atenção

07 de julho de 2011 (Bibliomed). No inverno as vendas de aquecedores aumentam, mas o uso desses aparelhos merece cuidados especiais para não causarem danos à saúde. O mau uso do aquecedor pode prejudicar a defesa local do sistema respiratório, já que o aparelho pode causar ressecamento da mucosa, deixando as pessoas mais suscetíveis às infecções. Também pode facilitar a disseminação de impurezas, que poderão ser aspiradas e depositadas no pulmão.

É importante que o filtro do aparelho seja limpo ou trocado, já que esse tem como função retirar a poeira, sujeira e fragmentos da corrente de ar que passa pelo aquecedor. Manter o filtro limpo é a principal medida para manter a vida útil do aparelho e garantir a saúde de quem vai frequentar o ambiente.

Qualquer pessoa que é exposta ao aquecedor inadequadamente está sujeita a desenvolver infecções respiratórias, devido à quebra das defesas locais do trato respiratório. Contudo, crianças e idosos merecem atenção especial, pois de uma forma geral, apresentam imunidade mais baixa.

“Outro grupo de risco são os pacientes imunodeprimidos que, independentemente da faixa etária, possuem um fator de risco maior, uma vez que seu sistema imunológico é fragilizado e incapaz de criar anticorpos para combater uma doença”, diz Dra. Mara Rúbia Figueiredo, coordenadora da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A médica recomenda a limpeza do aparelho e do ambiente, a ingestão de líquidos e manter a vacinação em dia. As mesmas dicas são válidas para os aquecedores de carro.

Fonte: Press-release, Acontece Comunicação e Notícias, 05 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários