Notícias de saúde

Acesso a aplicativos de celular causa acidentes de trânsito

04 de julho de 2011 (Bibliomed). Um novo estudo desenvolvido na Universidade do Alabama (EUA) mostra que 35% dos universitários americanos usam aplicativos de celular enquanto dirigem, mesmo já tendo sofrido um acidente de carro.

Os pesquisadores afirmam que as pessoas que têm esse hábito entendem que a prática é perigosa e já estiveram em batidas enquanto usavam seus celulares.

“Dirigir um carro é uma tarefa incrivelmente complexa para humanos completarem com segurança”, afirma David Schwebel diretor do UAB Youth Safety Lab. “Existem enormes tarefas cognitivas, perceptuais e motoras que um motorista de automóvel deve completar, frequentemente com rapidez e precisão de segundos”.

93 estudantes participaram do estudo. Todos possuíam smartphones e usavam aplicativos pelo menos quatro ou mais vezes por semana. Um em cada 10 dos voluntários usava os aplicativos quase sempre enquanto dirigia, e  mais de um terço fazia o mesmo algumas vezes.

Lauren McCartney, que conduziu os questionários, afirma que “o uso da internet envolve distrações congnitivas e visuais substanciais que excedem conversas ou o envio de mensagens, tornando (dirigir) muito mais perigoso”.

A pesquisa será apresentada em agosto na 119ª convenção da American Psychological Association, em Washington.

Fonte: UPI 30 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários