Notícias de saúde

Sofrer acidente de trânsito aumenta risco no parto para gestantes

29 de março de 2023 (Bibliomed). Grávidas que se envolvem em acidentes de trânsito têm mais chances de complicações no parto, mesmo que as lesões sejam consideradas leves, indica estudo da National Cheng Kung University's Department of Public Health, em Taiwan. Os acidentes de trânsito são a principal causa de trauma durante a gravidez, com alguns relatórios sugerindo que eles representam até 70% dos ferimentos em mulheres grávidas.

Para avaliar melhor o risco que os naufrágios representam para a gravidez, os pesquisadores analisaram nascimentos, reclamações de seguro e mortes registradas em Taiwan entre 2007 e 2016. Durante esse período, cerca de 20.900 nascimentos foram registrados entre cerca de 20.740 mulheres envolvidas em colisões de trânsito.

Cada mulher foi combinada com outras quatro mulheres selecionadas aleatoriamente que tinham a mesma idade e no mesmo estágio de gravidez, mas não se envolveram em um acidente de carro. Em comparação com seus pares, as mulheres envolvidas em acidentes tiveram 31% mais chances de experimentar contrações prolongadas, 51% mais probabilidade de ter descolamento da placenta, 19% mais chances de sangramentos antes do parto, e 5% mais chances de o parto ter que ser cesariana.

Mesmo as mulheres envolvidas com ferimentos leves corriam maior risco de problemas no parto, incluindo descolamento prematuro da placenta (70% mais provável), trabalho de parto induzido (54% mais provável) e contrações prolongadas (34% mais provável).

As mulheres mais gravemente feridas estavam em pior situação, tendo até quatro vezes mais chances de sofrer descolamento prematuro da placenta, 61% mais chances de precisar de uma cesariana e 80% mais chances de parto prematuro.

Gestantes que procuraram atendimento de emergência dentro de três dias após um acidente tiveram 77% mais chances de sofrer descolamento prematuro da placenta, enquanto uma mulher que precisou de hospitalização teve quase seis vezes mais chances de desenvolver a condição.

Fonte: Injury Prevention. DOI: 10.1136/ip-2022-044810.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários