Notícias de saúde

Cientistas criam biomaterial que imita pele humana

16 de junho de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um biomaterial que imita a pele humana. Esse foi projetado para reparar tecidos danificados, e não enruga ate quando é esticado. Baseado na nanotecnologia, a descoberta representa um avanço na engenharia de tecidos.

Shaochen Chen, um dos criadores do biomaterail, a expectativa é que ele possa ser usado para repara paredes danificadas de órgãos como o coração, vasos sanguíneos e pele.

A criação do tecido usou a técnica de biofabricação, que usa luz, espelhos controlados com precisão e um sistema de projeção de computador. Com isso, foram criadas estruturas tridimensionais com padrões bem definidos e com o formato desejado.

Seu formato se assemelha a um favo de mel, e, por isso, podem ser utilizadas quantas camadas forem necessárias se que ele enrugue. Chen afirma que a mesa técnica pode ser utilizada na fabricação de outros materiais, como peças de metal usadas em aviões e veículos espaciais.

Fonte: Diário da Saúde, 15 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários