Publicidade

Notícias de saúde

Mutações genéticas são comuns

16 de junho de 2011 (Bibliomed). Quando pensamos em mutantes, nos lembramos de personagens fictícios de histórias em quadrinhos que possuem super poderes. Mas de acordo com pesquisas, mutações genéticas podem ser algo muito mais próximo da realidade. Um novo estudo mostra que todos os seres humanos são mutantes e possuem em média 60 mutações genéticas.

Para chegar a essa conclusão, cientistas estudaram duas famílias formadas por um pai, uma mãe e uma criança. Os pesquisadores mediram as mutações genéticas dessas pessoas seguindo a sequência genética do Projeto 1000 genomas.

Os cientistas buscaram identificar mutações no DNA das crianças que não faziam parte do DNA dos pais, o que confirma a teoria de que as mudanças que ocorrem no genoma dos seres humanos são provocadas pela mutação. A identidade genética da pessoa vem dos seus pais, mas as mutações são as responsáveis por novas variações biológicas.

Do ponto de vista técnico, identificar novas mutações é muito difícil, já que normalmente apenas uma em cada 100 milhões de letras do DNA é modificada em cada geração.

Uma descoberta do estudo surpreendeu os cientistas. Eles esperavam ver que a maioria das mutações genéticas seriam derivadas do pai da criança. De acordo com o Dr. Matt Hurles, "nós sabemos agora que, em algumas famílias, a maioria das mutações virá da mãe e, em outras, a maioria virá do pai. Isto é uma surpresa: acreditava-se que em todas as famílias a maioria das mutações viria do pai, devido ao número adicional de vezes que o genoma tem de ser copiado para fazer um espermatozóide, ao contrário de um ovo". Em uma família, 92% das mutações da criança vieram do pai, sendo que na outra esse número foi apenas 36%.

Com as novas respostas da pesquisa surgiram muitas outras perguntas, que precisaram de novos estudos para serem compreendidas. Porém, os cientistas estão um passo mais próximo de compreenderem o processo que traz as mudanças genéticas

Fonte: Eureka Alert! 14 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: