Notícias de saúde

Frutas secas têm mesmo valor nutricional das frutas frescas

13 de junho de 2011 (Bibliomed). Você tem medo de consumir frutas secas achando que elas não têm o mesmo valor nutricional das frutas frescas? Agora pode deixar esse medo de lado e consumir as frutas do jeito que gostar mais.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, analisou frutas secas tradicionais como, como damascos, maçãs, tâmaras, figos, uvas passas e ameixas, e concluiu que seus valores nutricionais se equiparam com os das correspondes frescas.

"As frutas secas são ótimas fontes de fibras alimentares totais e solúveis," diz o Dr. Daniel Gallaher, um dos autores da pesquisa. "Assim como as frutas frescas, que têm valores baixos de índice glicêmico e podem desempenhar um papel importante na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas", completa.

Além de fibras, as frutas secas são fontes de potássio e contêm uma variedade cada vez mais importante de compostos bioativos fenólicos, bem como vitaminas e minerais. Os cientistas pedem agora que as autoridades de saúde passem a considerar as frutas secas nutricionalmente equivalentes às frutas frescas.

Fonte: Diário da Saúde, 10 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários