Notícias de saúde

Exposição a sites pró bulimia e anorexia reduz consumo de calorias em mulheres

20 de maio de 2011 (Bibliomed). Apenas 90 minutos de exposição a sites que promovem a bulimia e a anorexia podem reduzir o número de calorias ingeridas por mulheres em idade universitária.

Para um estudo, pesquisadores da University of Pennsylvania (EUA) fizeram um experimento com 90 universitárias para analisar a influência que esses sites podem exercer. Todas as participantes tinham índices de massa corporal normal e não tinham histórico de distúrbios alimentares. Os pesquisadores pediram às mulheres que mantivessem um diário dos alimentos ingeridos durante o estudo.

As estudantes foram então expostas a diversos sites durante 90 minutos. Um grupo acessou sites que incentivavam a boa alimentação e a prática de exercícios, um segundo grupo acessou sites turísticos e um terceiro grupo visualizou sites que promoviam a bulimia e a anorexia.

“Os resultados foram dramáticos”, diz o pesquisador Dr. David LaPorte. “A redução média de calorias foi de 2.470, o que é mais do que o consumo de um dia de calorias”. Antes de verem os sites, as mulheres consumiam cerca e 12.176 calorias por semana. Após, esse consumo caiu para 9.697 calorias.

“Esse estudo mostra o quão perigosos esses sites podem ser. Se nós podemos ver reduções tão grandes no consumo de calorias após apenas 90 minutos  de exposição, imagine os efeitos que esses sites podem ter em uma adolescente vulnerável que tem distúrbios alimentares e pode passar horas visualizando o conteúdo desses sites”.

O estudo foi publicado no European Eating Disorders Review

Fonte: UPI 18 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários