Notícias de saúde

Insatisfação corporal na menopausa pode aumentar o risco de transtornos alimentares

30 de junho de 2023 (Bibliomed). A maioria das pessoas pensam em distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, como aflições de adolescentes, mas um novo estudo descobriu que mulheres mais velhas também são vulneráveis a desenvolvê-los, especialmente na menopausa.

Realizado na Georgia State University, nos Estados Unidos, o estudo analisou os sintomas de transtorno alimentar entre 36 mulheres com idades entre 45 e 61 anos, e descobriu que a insatisfação corporal era um fator de risco importante para transtornos alimentares ao longo da vida, especialmente na meia-idade. As mulheres na perimenopausa e no início da pós-menopausa eram mais propensas a relatar medo de ganhar peso ou perder o controle de sua alimentação. A perimenopausa é a transição antes da menopausa que pode ser marcada por períodos irregulares ou pulados, entre outros sintomas.

De acordo com os autores, cerca de 3,5% das mulheres com mais de 40 anos têm um distúrbio alimentar, e isso pode se manifestar de maneira diferente das pessoas mais jovens. Eles explicam que as mulheres na perimenopausa podem ter comportamentos alimentares mais desregulados, como comportamentos de controle de peso/contagem de calorias ou consumo de alimentos dietéticos, e podem notar mais insatisfação corporal e medo de ganhar peso.

Os pesquisadores ressaltam que as flutuações hormonais também podem desempenhar um papel importante nesse processo. Eles destacam a importância de a mulher que se sentirem mal com sua imagem corporal procurar ajuda profissional para evitar maiores complicações.

Fonte: Menopause. DOI: 10.1097/GME.0000000000002141.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários