Notícias de saúde

Produção Alterada de Proteína é Ligada a Distúrbio Alimentar

NOVA YORK (Reuters Health) - As células sanguíneas de pacientes com anorexia nervosa, bulimia e obesidade produzem níveis mais altos de proteínas conhecidas como citoquinas que as de pessoas que não têm esses problemas, informaram pesquisadores.

As citoquinas transmitem mensagens entre o sistema imunológico e vários tecidos produtores de hormônios.

De acordo com a equipe de Nancy Raymond da Escola Médica da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, já foi demonstrado que pacientes com anorexia nervosa apresentam níveis elevados de duas citoquinas, chamadas IL-6 e TGF-beta.

Para verificar se essas proteínas poderiam estar envolvidas em outros distúrbios alimentares, os pesquisadores mediram a produção de cinco tipos de citoquinas nas células sanguíneas de 19 mulheres com anorexia nervosa, 16 com bulimia nervosa, 35 obesas e 23 com peso normal.

Segundo estudo publicado na edição de outubro do Journal of Eating Disorders (Distúrbios Alimentares), as mulheres com anorexia nervosa apresentaram níveis maiores de IFN-gama (que causa inflamação e perda de peso em animais) e IL-6 (que reduz o consumo de alimentos) que as demais.

Para surpresa dos pesquisadores, as mulheres obesas também apresentaram altas taxas de IL-6 e IL-1-alfa (outra proteína associada à inflamação). De acordo com a equipe, algumas destas anomalias podem ser resultado de uma sucessão de dietas.

As pacientes com bulimia nervosa tiveram níveis de citocina intermediários, entre o das mulheres com anorexia nervosa e o das mulheres normais, observou a equipe de Raymond.

Baseados nessas descobertas, os pesquisadores concluíram que as citoquinas podem contribuir para o desenvolvimento de vários distúrbios alimentares. Também poderiam explicar algumas associações entre problemas imunológicos e padrões alimentares anormais.

Os cientistas afirmam que mais pesquisas são necessárias para esclarecer a ligação entre as várias citoquinas e a persistência desses distúrbios com as complicações médicas que acarretam.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários