Notícias de saúde

Problemas de sono em bebês ligado a instabilidade marital

13 de maio de 2011 (Bibliomed). Problemas de sono em crianças de 18 meses podem estar ligados à instabilidade do casamento dos pais quando os filhos tinham apenas nove meses de idade.

Para eliminar a possibilidade de genes compartilhados entre pais e filhos estarem relacionados ao problema, 350 famílias com filhos adotivos foram selecionadas. A pesquisa, desenvolvida na Oregon State University (EUA) é a primeira a abordar o assunto a partir dessa perspectiva.

Os pesquisadores descobriram que a instabilidade marital em pais de crianças de nove meses de idade previa um aumento dos problemas de sono que esse bebê poderia enfrentar quando chegasse aos 18 meses. Essa hipótese foi mantida mesmo depois que fatores como ordem de nascimento, ansiedade dos pais e comportamento da criança foram analisados.

“Nossas descobertas sugerem que a associação entre instabilidade marital e problemas de sono subsequentes da criança emerge mais cedo em seu desenvolvimento do que foi demonstrado previamente”, explica a pesquisadora Anne Mannering.

Ao tentar inverter a situação, os cientistas perceberam que os problemas de sono em filhos não prevêem instabilidades no casamento dos pais.

A pesquisa foi publicada no periódico Child Development.

Fonte: UPI 12 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários