Notícias de saúde

Abuso sexual na infância leva a piores relacionamentos amorosos na vida adulta

26 de maio de 2021 (Bibliomed). O passado e o presente se misturam: pesquisas sobre abuso sexual na infância (CSA) têm demonstrado de modo consistente os efeitos prejudiciais dessas experiências, não apenas no desenvolvimento dos sobreviventes, mas também na natureza e qualidade de seus relacionamentos adultos, particularmente os românticos. No entanto, as pesquisas até o momento não demonstraram um forte efeito direto do abuso sexual na infância na satisfação com o relacionamento.

Um recente estudo publicado na revista Journal of Marital and Family Therapy examinou a evolução do abuso sexual na infância até a satisfação do relacionamento por meio da vergonha sexual e do apego ao parceiro romântico. Os dados coletados por meio de pesquisas com 732 adultos foram analisados.

Como esperado, a associação direta entre o abuso sexual na infância e satisfação com o relacionamento foi estatisticamente significativa, mas bastante fraca. Os resultados demonstraram que a vergonha sexual, combinada com a evitação do apego do parceiro romântico ou a ansiedade do apego do parceiro romântico, reduz a satisfação no relacionamento.

Na verdade, os resultados de estudos anteriores já haviam sugerido que sugerem que o abuso sexual na infância poderia levar a níveis elevados de autocrítica, o que, por sua vez, poderia estar ligado à redução da satisfação em relacionamentos românticos, desencadeando um ciclo vicioso envolvendo satisfação no relacionamento e evitação de apego.

Os estudos recomendam intervenções clínicas com sobreviventes do abuso sexual na infância que abordam a vergonha sexual e modos de estimular o apego ao parceiro romântico.

Fonte: Journal of Marital and Family Therapy. DOI: 10.1111/jmft.12522.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários