Notícias de saúde

Depressão também tem seus efeitos positivos, diz estudo

06 de maio de 2011 (Bibliomed). Estudo realizado por pesquisadores das universidades de Basel, Clarkson e Stanford, Technische Universität München e Hospital Charité de Berlim, afirma que apesar da tristeza, apatia e preocupação que a depressão provoca, ela tem um efeito colateral positivo. Segundo o estudo, pessoas deprimidas têm melhor desempenho do que seus pares não-deprimidos em tarefas de decisão seqüencial.

Os participantes do estudo, que incluía três grupos, um de indivíduos saudáveis, outro com pessoas depressivas e o terceiro com indivíduos se recuperando da depressão, tiveram que jogar um game de computador em que eles poderiam ganhar dinheiro com a contratação de um candidato em busca de trabalho simulado.

O jogo atribuía a cada candidato um valor monetário e os candidatos se apresentavam cada um de uma vez em ordem aleatória. Participantes do experimento enfrentaram o desafio de determinar quando parar de pesquisa e selecionar o candidato atual.

Enquanto os participantes saudáveis procuraram por poucos candidatos antes de escolher um, os participantes deprimidos procuraram mais a fundo e as escolhas feitas resultaram em ganhos maiores. Durante décadas, os psicólogos têm discutido se a depressão tem efeitos colaterais positivos. Esta descoberta fornece a primeira evidência de que a depressão clínica pode trazer alguns benefícios.

Os resultados mostraram que o mesmo vale para decisões cotidianas, como em relacionamentos ou compra de bens materiais. Conhecida como “estratégia ideial”, esse tipo de decisão foi mais facilmente tomada, e com melhor êxito, pelos pacientes do grupo que sofria com depressão.

Fonte: EurekAlert, 5 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários