Notícias de saúde

Motivação influencia resultados em testes de QI

05 de maio de 2011 (Bibliomed). Psicólogos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluíram que para uma pessoa conseguir um resultado alto no teste de QI, ela precisa mais do que inteligência, mas também motivação. Contudo, segundo os pesquisadores, um resultado baixo pode indicar falta de apenas um dos fatores.

Os resultados mostraram que incentivos oferecidos à pessoa que se submeteriam aos testes melhoram significativamente o resultado desses. Os pesquisadores analisaram estudos anteriores que envolveram mais de duas mil pessoas que realizaram testes de QI, e observaram como incentivos materiais afetaram o desempenho dessas.

Os psicólogos concluíram que o incentivo melhorou os resultados de todos os participantes, mas em especial daqueles que tinham pontuações menores nos testes. Depois, os cientistas testaram como a motivação influenciou os resultados de testes de QI e também previsões de inteligência e desempenho no futuro.

Usando dados de um estudo de longa duração que acompanhou 250 meninos da adolescência ao início da fase adulta, os psicólogos concluíram que alguns indivíduos se esforçam mais do que outros em situações onde os incentivos são baixos.

Fonte: Diário da Saúde, 4 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários