Notícias de saúde

Dente artificial poderá substituir dentaduras

28 de abril de 2011 (Bibliomed). Quem diria que a computação gráfica traria de volta o sorriso ao rosto de muitas pessoas. Cientistas da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) conseguiram, com ajuda da computação gráfica tridimensional, confeccionar estruturas de dente com proporções fiéis aos dos seres humanos.

A reprodução fidedigna do dente humano foi feita por meio do processo de fabricação aditiva, técnica que utiliza modelos computacionais. Os pesquisadores acreditam que a nova técnica permitirá a aposentadoria da dentadura, dando lugar à chamada terceira dentição. Essa aconteceria quando os dentes artificiais substituiriam os dentes naturais "permanentes" em caso de queda por acidente ou doença.

Também conhecida como prototipagem rápida, a fabricação aditiva permite a produção de protótipos diretamente do modelo virtual tridimensional a partir de dados obtidos em tomografias ou ressonâncias magnéticas.  A produção, que está sendo testada em ratos, utiliza material biodegradável e células tronco.

Silvio Duailibi, um dos autores da pesquisa, explica que já haviam conseguido dentes completos, mas com dimensões diferentes dos humanos.  “Anteriormente, conseguimos desenvolver coroas com todas as suas estruturas, como dentina, esmalte, polpa e ligamento periodontal na mandíbula e abdome dos animais, mas suas dimensões e formato não eram de um dente normal", diz.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários