Publicidade

Notícias de saúde

Remédio para colesterol mais barato

27 de abril de 2011 (Bibliomed). O colesterol é importante para o bom funcionamento do corpo, mas quando está elevado pode prejudicar a saúde. O excesso de peso é um fator que influencia na regulação dessa gordura. Segundo dados do Ministério da Saúde, 46,6% da população está com excesso de peso, enquanto o percentual de obesos é de 13,9%.

A taxa de pessoas com colesterol desregulado aumentou de 18% para 25,4% entre os anos de 2004 e 2008. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os homens o aumento foi de 21,8% para 26,4%, enquanto no público feminino o salto foi de 14,4% para 23,7% no mesmo período.

O controle do colesterol é feito através de dieta específica, atividades físicas orientadas e uso de medicamentos. Em 2009 estima-se que o gasto com medicamentos para controle do problema foi de U$13 bilhões.

Visando baratear o custo do tratamento, pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar) desenvolveram uma rota de síntese inédita para a atorvastatina, princípio ativo dos medicamentos para colesterol.

Realizada no laboratório do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa vai possibilitar a fabricação de medicamentos genéricos, diminuindo custos para o governo brasileiro, já que tais medicamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Luis Dias, autor da pesquisa, a descoberta vai permitir a produção em larga escala, facilitando o acesso da população aos medicamentos. “Desenvolver este setor no Brasil significa desenvolvimento científico e tecnológico de vanguarda, já que o setor farmoquímico é um ambiente de inovação constante e de alta tecnologia", diz.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: