Notícias de saúde

Estudo confirma ligação entre implantes mamários e forma rara de câncer

25 de abril de 2011 (Bibliomed). Estudo realizado por pesquisadores da RAND Corporation comprovou a ligação dos implantes mamários com um raro tipo de linfoma. Mesmo que os cientistas ainda não tenham afirmado que o câncer é provocado diretamente pelos implantes, o estudo mostra que os dois, linfoma e implantes, acontecem juntos.

A boa notícia é que esse tipo de câncer, conhecido como linfoma anaplásico de grandes células (ALCL), tem uma evolução lenta e pode ser controlada pela remoção cirúrgica da cápsula do implante. Segundo os especialistas, essa é a alternativa de maior eficiência no tratamento.

Desde a década de 1990, quando as cirurgias para implante mamário começaram a se popularizar, estudiosos da medicina têm pesquisado os efeitos dos implantes na saúde das mulheres. Em 1996, foi divulgado um relatório que descrevia uma mulher com implantes que tinha desenvolvido o câncer no tecido situado junto a um de seus implantes.

O ALCL é raro, ocorrendo de um a três casos por milhão de implantados anualmente. Devido à incidência de casos, entidades profissionais da área encomendaram à RAND Corporation uma revisão da literatura médica e a organização de um painel de médicos especialistas para avaliar a existência de um vínculo potencial entre implantes mamários e ALCL e as suas implicações.

A revisão identificou 36 casos publicados de linfoma não-Hodgkin entre mulheres com implantes mamários, dos quais 29 foram diagnosticados como ALCL. Pelo menos 12 das 29 mulheres tinham um histórico prévio de um tipo diferente de câncer, incluindo oito que haviam sido mastectomizadas por câncer de mama e duas que tinham um histórico anterior de ALCL.

Fatores de risco das pacientes não aumentaram as chances de desenvolvimento de ALCL. Daquelas que desenvolveram a doença, algumas foram submetidas ao tratamento com radioterapia e quimioterapia, mas a retirada dos implantes e tecidos adjacentes já foi suficiente para cura.

Fonte: Diário da Saúde, 20 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários