Publicidade

Notícias de saúde

Osteoporose também afeta homens

20 de abril de 2011 (Bibliomed). Muitas pessoas acreditam que a osteoporose é uma doença feminina, o que é um erro. Apresar da maioria das pessoas afetadas pela doença sejam mulheres, homens também podem sofrer com a deficiência de cálcio. Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, 25% dos casos da doença ocorrem em homens.

A osteoporose é uma doença óssea que provoca a diminuição absoluta da quantidade de cálcio no osso e desestruturação da sua microarquitetura, levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos.

O ortopedista Lindomar Guimarães Oliveira diz que “a maioria dos homens não têm consciência de que a doença atinge ambos os sexos”. Segundo Oliveira, esse fato é preocupante porque a maior incidência de morte um ano após uma fratura de colo de fêmur acontecem em homens. 

Com o aumento da expectativa de vida, espera-se um aumento dos casos da doença. De acordo com Oliveira, alertou-se muito as mulheres sobre o risco de osteoporose após entrar da menopausa, mas esse trabalho precisa agora ser estendido aos homens.

Segundo especialistas, a presença de fatores de risco como o uso de corticóides, de imunossupressores usados após transplantes, o tabagismo, o alcoolismo e até mesmo a dor lombar ou o fato de ser filho de alguém que sofreu fraturas por trauma leve são fatores que recomendam consulta com o ortopedista.

Fonte: Press Release, DOC Press, 15 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: