Notícias de saúde

Osteoporose pode ser uma doença silenciosa

30 de outubro de 2012 (Bibliomed). A osteoporose é uma doença óssea “silenciosa", porque a maioria das pessoas não tem consciência de que desenvolveram o problema até fraturarem alguma parte do corpo.

A doença afeta, geralmente, mulheres na pós-menopausa, já que essas passam por uma redução considerável nos níveis de estrogênio, o hormônio que auxilia na absorção de cálcio e impede a perda da substância no osso.

Existem fatores de risco para a doença, como a raça (os brancos têm 50% mais chances de desenvolver a osteoporose), histórico familiar (aumenta em 60% os riscos caso alguém na família tenha tido o problema), falta de exercícios físicos, baixo peso corporal e tabagismo. Além disso, pacientes que tomam doses elevadas de medicamentos corticosteroides, também são mais suscetíveis a ter os ossos frágeis.

Homens também podem ser afetados pela doença, especialmente os que sofreram com câncer de próstata. Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma dieta saudável rica em vegetais, frutas e fontes de cálcio, como leite e derivados, além da prática de atividades físicas.

Mulheres na pós-menopausa e todas as pessoas com mais de 70 anos devem receber 1.200 miligramas de cálcio por dia através da dieta ou de suplementos. Vitamina D também é importante, e sua dose diária para pessoas acima dos 70 anos é de 1.000mg. Todas as mulheres com mais de 50 anos devem fazer um teste de densidade óssea.

Fonte: UPI, 28 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários