Notícias de saúde

Amamentação pode prevenir bebês contra obesidade

09 de março de 2011 (Bibliomed). A amamentação pode ajudar no combate à obesidade de crianças nascidas de mães que tiveram diabetes gestacional. Tanto a obesidade infantil quanto a exposição ao diabetes no útero são associadas à probabilidade de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Segundo a autora da pesquisa, Dana Dabelea, da Colorado School of Public Health, os dados sugerem que “a promoção da amamentação pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o risco aumentado de obesidade infantil nos filhos de mães com diabetes durante a gravidez”.

O estudo analisou 89 crianças expostas à diabetes enquanto estavam no útero e 379 jovens não expostos. Mediu-se o Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência da cintura, dobras cutâneas e visceral (IVA) e de gordura subcutânea (SAT) abdominais dessas. Foi analisado também o período de aleitamento, sendo aquele igual ou superior considerado adequado.

Os resultados mostraram que crianças amamentadas adequadamente, por seis meses ou mais, apresentaram menores IMC, circunferência da cintura, IVA e SAT quando alcançaram idades entre seis e 13 anos.

"Além de seu papel importante para a ligação entre mãe e filho, a amamentação em relação à fórmula tem um número considerável de resultados positivos a curto e longo prazo, efeitos sobre o desenvolvimento humano, como uma diminuição da incidência de infecções respiratórias altas, menor risco de asma e atopia, e uma diminuição do risco de pressão alta, diabetes tipo 2, bem como diabetes tipo 1 ", dizem os autores.

Fonte: Diabetes Care, 04 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários