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Notícias de saúde

Garanta a saúde de seus pés no Carnaval

28 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Todos os anos a história se repete. Quatro dias de festa, música e dança, e, na quarta feira de cinzas, a dor nos pés é quase insuportável. Mas, será possível pular o carnaval sem ficar com dores nos pés? É uma missão difícil, mas algumas medidas podem diminuir a pressão e as dores pós-feriado.

A grande responsável pelas dores é a combinação de excesso de atividade física com calçados inadequados. Saltos, solados duros, sapatos que não permitem ao pé respirar ou os deixam úmidos devem ser evitados. “O uso de salto alto para as mulheres pode ser prejudicial, pois além de limitar muitos dos movimentos do pé aumenta a exigência sobre o joelho, tornozelo e coluna, causando dor por sobrecarga”, diz Dr. Lúcio Honório de Carvalho Júnior, doutor em ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo.

A primeira coisa a se levar em consideração quando se vai escolher um calçado para pular carnaval é o conforto. A proteção e segurança que oferecem, a forma como o calçado afeta a forma de andar, além da força, pressão e impacto realizado durante o período em que se vai usá-lo devem ser fatores observados.

As melhores opções são sapatos que mantenham os pés secos, mesmo os tênis devem ser de matérias que absorvam a umidade provocada pelo suor. Bicos finos não devem ser usados, mesmo os modelos sem salto.

Se a opção é por sandálias, fique atenta. As com salto plataforma, muito utilizadas nas épocas de folia, não são adequadas, pois seu solado não é flexível. Uma alternativa são as sandálias no modelo gladiadora, que devido ao grande número de tiras, garantem estabilidade aos pés, além de serem ventiladas.

Chinelos e sandálias rasteiras devem ser, pois não oferecem sistema de amortecimento, podendo gerar dor e desconforto. Uma alternativa são as sapatilhas, que, além de confortáveis têm solado flexível. Contudo, a melhor opção para folia ainda são os tênis, pois, unem conforto, proteção e absorção de impactos. “O calçado ideal é o tênis próprio para corrida e caminhada que possui sistema de absorção de impactos”, afirma Dr. Lúcio.

Mas, se mesmo tomando todos os cuidados, no dia seguinte você amanhecer com os pés inchados, a dica é colocá-los em uma bacia com água gelada por dez minutos, isso ajudará a desinchá-los. Água quente deve ser evitada, porque podem aumentar o inchaço. Se o problema for bolhas não tente arrancá-las, pois são uma proteção natural da pele. Se estiverem grandes, pode-se retirar o líquido furando-as com uma agulha bem limpa.

O segredo de um carnaval gostoso e sem lesões é o cuidado. Escolha seu calçado de acordo com a sua festa e aproveite a folia.

Por Natália Barbosa

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