Notícias de saúde

Médicos devem alertar pais - xaropes contra tosse são perigosos para crianças menores de dois anos

21 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Apesar de haverem avisos contra a prática, médicos podem recomendar que pais dêem xaropes contra tosse para seus filhos menores de dois anos, mas estudos mostram que esses medicamentos podem envenenar a criança, causando até mesmo a morte do bebê.

Uma pesquisa anual feita por um hospital americano (o C.C. Mott Children’s Hospital) mostra que seis pais de cada 10 deram xarope a um filho de até dois anos de idade nos últimos 12 meses. O objetivo da pesquisa era ver como médicos estavam recomendando que pais evitassem os xaropes e como essa informação era recebida. 

Mais da metade dos pais participantes disseram que o médico havia permitido o uso do medicamento, sendo que 50% dos profissionais afirmaram que o xarope ajudaria na melhora dos sintomas. Os pais disseram que os principais motivos que os levou ao uso do xarope foram querer que a criança ficasse mais confortável durante o dia e dormisse melhor durante a noite. 56% dos pais disseram que a recomendação médica também foi um motivo forte.

Os pesquisadores afirmam que é muito importante que os médicos se conscientizem e passem a recomendar aos pais que não administrem xarope contra tosse em crianças menores de dois anos. “Médicos têm um papel importante na educação de pais sobre a segurança e uso de remédios para tosse e resfriados, e é importante que a mensagem seja clara e consistente”, diz Matthew Davis, parte da equipe de cientistas responsável pelo estudo.

Fonte: WebMD 17 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários