Notícias de saúde

Maconha pode causar esquizofrenia

10 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores australianos analisaram 83 estudos envolvendo 8.167 pessoas com doenças psicóticas (como a esquizofrenia) que usavam maconha e 14.352 que não tinham o mesmo hábito. As doenças dos participantes usuários da droga se manifestaram em média três anos mais cedo do que nas pessoas do outro grupo.

Matthew Large, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, afirma que as provas de que a maconha causa esquizofrenia estão aumentando. “A esquizofrenia causada por cannabis (gênero botânico da maconha) começa mais cedo do que a esquizofrenia que tem outras causas. Jovens estão particularmente em risco”, ele diz.

Ainda não se sabe como o uso da maconha pode causar doenças psicóticas, mas sabe-se que quando a droga tem mais de 50 substâncias psicoativas. Essas substâncias agem no sistema nervoso central e alteram a percepção do usuário temporariamente, afetando seu humor, consciência, comportamento e sensações.

O estudo é controverso. O Dr. Christoph U. Correll, do Zucker Hillside Hospital (EUA) acredita que a maconha possa sim causar transtornos psicológicos, mas que como existem muitos usuários que não tem nenhuma doença desse tipo, a droga pode não ter o mesmo efeito sob todas as pessoas. Ele sugere que a maconha pode apenas ser causa de doenças psicóticas em pessoas que já tenham uma pré-disposição à elas. O Dr. Correll alerta, “Tente usar drogas ilícitas o menos possível. Tem uma chance de que você tenha uma pré-disposição genética a um transtorno psiquiátrico e isso pode levar a uma manifestação precoce ou uma conversão a uma psicose que não teria acontecido de outra forma”.

Fonte: Web MD 7 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários