Publicidade

Notícias de saúde

Tonsilectomia pode gerar ganho de peso em crianças

02 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). A tonsilectomia ou amigdalecomia é uma cirurgia comum em crianças. Novo estudo publicado na edição de fevereiro da revista especializada Otolaryngology – Head and Neck Surgery aponta para o fato de que crianças submetidas à retirada das amígdalas (amigdalectomia), com ou sem retirada das adenóides, tem mais chances de se tornarem obesas depois da cirurgia.

Crianças obesas são propensas a se tornarem adultos obesos, sendo suscetíveis a doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo o estudo, a obesidade infantil aumentou significativamente nos últimos 20 anos, e hoje, nos Estados Unidos, 33% das crianças estão acima do peso e 17% obesas.

Analisando uma amostra de 795 crianças e jovens com idade entre 0 e 18 anos, classificadas como dentro do peso normal ou sobrepeso, submetidas à cirurgia tonsilectomia ou adenotonsilectomia, concluiu-se que o principal motivador da cirurgia foi o distúrbio respiratório do sono, que acometia 47,7% dos pacientes.

A amostra foi dividida em três grupos, sendo que o primeiro, constituído por 127 crianças, teve um aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) entre 5,5 e 8,2%. Já no segundo grupo, 419 pacientes apresentaram escores padronizados de ganho de peso entre 46 e 100%. O terceiro grupo incluiu três estudos com 249 crianças das quais de 50 a 75% ganharam peso depois da cirurgia.

Segundo a autora do estudo, Anita Jeyakumar, vários fatores podem ter contribuído para o ganho de peso dos pacientes após a adenoidectomia. "As crianças com amigdalite crônica podem ter disfagia ou odinofagia que pode levar a uma ingestão de calorias reduzidas. Quando as amígdalas são removidas, a criança, então, é capaz de consumir mais calorias. Os pais também podem ser culpados pelo ganho de peso de seus filhos quando estão se recuperando de doenças crônicas ou cirurgia, aumentando ainda mais a ingestão calórica e ganho de peso", diz Jeyakumar.

Fonte: Otolaryngology – Head and Neck Surgery, 01 de Fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: