Notícias de saúde

Exercícios podem ser benéficos no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

26 de janeiro de 2011 (Bibliomed).  A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença que atinge de 10 a 15% da população mundial, provocando desconfortos abdominais, prisão de ventre ou diarréia, e distensão abdominal.  

Pesquisa realizada no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, na Suécia, mostrou que praticar exercícios físicos pode ajudar a diminuir os sintomas da síndrome do intestino irritável. Cento e dois pacientes, com idades entre 18 e 65 anos foram divididos em dois grupos, um ativo, que aumentaria a intensidade dos exercícios físicos, e outro que não alteraria sua rotina.

O primeiro grupo, que aumentou a carga de atividade física, foi orientado a praticar exercícios de intensidade moderada a intensa de 20 a 30 minutos, em uma freqüência de 3 a 5 vezes por semana.

Antes de iniciar a pesquisa foi solicitado aos participantes que analisassem suas queixas referentes à síndrome, tais como dores abdominais, problemas na hora de evacuar e de qualidade de vida. Após três meses, foram convidados a se reavaliarem e o resultado mostrou que, entre o grupo que não mudou seus hábitos a redução de queixas foi de 5 pontos, contra 51 daqueles que praticaram mais atividades físicas.

Riadh Sadik, um dos responsáveis pelo estudo, afirma que “os resultados sugerem que mesmo um ligeiro aumento de atividade física pode reduzir os sintomas e proteger da deterioração".

Fonte: American Journal of Gastroenterology, 25 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários