Notícias de saúde

Traumas psicológicos estão associados a problemas intestinais

01 de novembro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores e médicos já descobriram que o estresse pode causar problemas digestivos, mas um novo estudo aponta que a saúde emocional também pode afetar o intestino de outras formas. De acordo com cientistas da Clinica Mayo (Estados Unidos), traumas emocionais e psicológicos podem influenciar a síndrome do intestino irritável – uma condição que causa dores abdominais, constipação e diarréia.

Os cientistas acreditam que uma explicação para a relação entre a condição e os traumas emocionais seria que o estresse hiperativa os nevos que conectam o cérebro e o intestino. Como o trauma psicológico causa a sensibilização desses órgãos, eles se tornam mais sensíveis ao estresse.

Assim, o estudo indica que pessoas que vivenciaram mais situações traumáticas correm maiores riscos de desenvolverem essa doença. De acordo com os pesquisadores, esses traumas podem ter sido causados por acontecimentos como mortes de pessoas queridas, divórcios e desastres (como acidentes de carro ou incêndios em casa).

“Enquanto o estresse foi associado à síndrome do intestino irritável, e o abuso infantil foi relatado como presente em 50% dos pacientes com a síndrome, a uma prevalência duas vezes maior do que em pacientes sem a síndrome, a maioria dos estudos sobre abuso foram focados no abuso sexual com detalhes esparsos e também não observaram outras formas de trauma psicológico”, afirma o pesquisador Yuri Saito-Loftus. “Esse é o primeiro estudo que observa múltiplas formas de trauma, o timing desses traumas e traumas em um ambiente familiar”, completa.

Fonte: Live Science 31 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários