Notícias de saúde

Bom colesterol pode proteger contra doença de Alzheimer, sugere estudo

29 de dezembro de 2010 (Bibliomed). Ter altos níveis de colesterol “bom” (HDL) pode reduzir os riscos de desenvolver doença de Alzheimer e outras demências, segundo estudo publicado na edição de dezembro da revista médica Archives of Neurology. Realizada por especialistas da Universidade de Columbia, nos EUA, a pesquisa avaliou mais de mil idosos, e indicou uma associação entre dislipidemia (altos níveis de colesterol total e triglicérides) e demência.

“Dislipidemia e início tardio de doença de Alzheimer são muito frequentes em sociedades ocidentais”, escreveram os autores na publicação. “Mais de 50% da população americana adulta tem colesterol alto. Cerca de 1% das pessoas com idades entre 65 e 69 anos desenvolvem doença de Alzheimer, e a prevalência aumenta para mais de 60% em pessoas com mais de 95 anos”, completaram.

Durante o estudo, foram registrados 101 novos casos de doença de Alzheimer, dos quais 89 eram “prováveis” e 12 eram “possíveis”. E os voluntários que apresentavam maiores níveis de “bom” colesterol - 55 mg/dL ou mais -pareciam ter, significativamente, menor risco de desenvolver a doença. Além disso, maior colesterol total e maiores níveis de colesterol “ruim” (LDL) também foram associados a um menor risco da doença, mas, após considerarem fatores de risco vasculares e tratamentos para a dislipidemia, os especialistas observaram que essa associação não era significativa.

“Neste estudo, altos níveis de colesterol HDL foram associados a um menor risco de doença de Alzheimer provável e possível”, destacaram os autores. “Uma importante consideração na interpretação dos resultados é que o estudo foi conduzido em uma comunidade de idosos urbana e multiétnica com alta prevalência de fatores de risco para mortalidade e demência. Assim, os resultados podem não ser generalizáveis para coortes com pessoas mais jovens ou com participantes com menor carga de morbidade”, concluíram.

Fonte: Archives of Neurology. Dezembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários