Publicidade

Notícias de saúde

Consumo excessivo de gordura pode ameaçar fertilidade masculina, diz estudo

06 de dezembro de 2010 (Bibliomed). Homens que têm uma alimentação rica em gorduras saturadas - encontradas nas carnes - e monoinsaturadas - presente no azeite, no abacate e no amendoim - podem ter mais dificuldades em ter filhos. É o que sugere um recente estudo do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, que associa uma alta ingestão dessas gorduras à baixa qualidade do esperma, e liga o consumo de gordura poli-insaturada - dos peixes ricos em ômega-3 - a melhores medidas de fertilidade, como mobilidade e morfologia do esperma.

Avaliando a qualidade do sêmen e a ingestão de gorduras de 91 homens com idades entre 18 e 55 anos que frequentavam o Centro de Fertilidade do Hospital, os pesquisadores conseguiram demonstrar relações significativas entre a ingestão de gorduras e os parâmetros de qualidade de sêmen. De acordo com os autores, os pacientes apresentavam, geralmente, excesso de peso, e aqueles com maior consumo de gorduras saturadas e monoinsaturadas tinham uma concentração espermática significativamente menor.

“As pesquisas no campo da reprodução humana estão, cada vez mais, se voltando para o papel da nutrição sobre a qualidade do esperma. Sabemos pouco, ainda, sobre como a dieta pode afetar a fertilidade masculina, mas a literatura médica atual dá suporte à hipótese de que componentes nutricionais específicos podem afetar os parâmetros de qualidade do sêmen”, destaca o pesquisador Joji Ueno.

Entretanto, segundo os pesquisadores, os resultados ainda não permitem concluir que os homens inférteis devem alterar sua dieta, diminuindo a ingestão de carnes vermelhas e gordura. Assim, enquanto mais estudos são realizados para confirmação, os pesquisadores recomendam que as gorduras sejam consumidas em moderação, além de que as pessoas façam atividades físicas regulares, para controle da obesidade e outros problemas associados.

Fonte: MW Consultoria de Comunicação. Press release. 03 de dezembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: