Notícias de saúde

Suplementos para academia podem prejudicar a fertilidade

13 de março de 2024 (Bibliomed). Frequentadores de academia muitas vezes fazem uso de suplementos proteicos para aumentar o volume de massa muscular, mas muitos desconhecem que essa prática pode prejudicar sua fertilidade. É o que indica um estudo  realizado pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram 152 frequentadores de academia ávidos. Eles descobriram que mais da metade (52%) dos participantes do sexo masculino haviam pensado sobre sua fertilidade antes de serem questionados.

A partir das respostas, os pesquisadores descobriram que os homens ficam genuinamente curiosos sobre a sua fertilidade quando solicitados, mas não pensam nisso por si próprios - provavelmente porque, na sociedade, as pessoas ainda pensam na fertilidade como uma 'questão feminina' e incorretamente acreditam que a fertilidade dos homens não muda ao longo da vida.

Cerca de 28% dos entrevistados do sexo masculino disseram que os benefícios das rotinas de ginástica e dos suplementos eram mais importantes para eles do que a fertilidade, enquanto 38% discordaram. Embora as pessoas estivessem cientes dos problemas associados ao uso de esteroides anabolizantes, muito poucos entendiam que a suplementação de proteína na academia pode ter efeitos negativos.

Os autores ressaltam que essas descobertas não significam que as pessoas devam abandonar a academia, mas que elas devem se atentar e buscar informações sobre as suplementações consumidas, sejam proteínas, vitaminas ou quaisquer outras.

Fonte: Reproductive BioMedicine Online. DOI: 10.1016/j.rbmo.2023.103623.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários