Publicidade

Notícias de saúde

Tuberculose pulmonar aumenta a perda de função pulmonar em mineiros de ouro

18 de novembro de 2010 (Bibliomed). Poucos estudos sobre a associação entre a tuberculose pulmonar (TB) e perda de função pulmonar tiveram acesso aos valores pré-mórbidos de função pulmonar. Um estudo realizado na University of Cape Town estudou mineiros de ouro Sul-Africanos que tinham se submetido a um teste de função pulmonar (TFP) entre janeiro de 1995 e agosto de 1996.

O grupo "exposto" foi constituído de 185 mineiros em tratamento de TB pulmonar após a TFP inicial e o grupo não exposto era constituído de 185 mineiros sem TB. Após ajuste por idade, altura, função pulmonar basal, silicose, ano de emprego, tabagismo e outros diagnósticos respiratórios, a tuberculose pulmonar durante o período de acompanhamento foi associada com uma perda média superior a 40,3 ml / ano de VEF1 (IC 95% 25,4 a 55,1) e 42,7ml / ano na CVF (IC 95% 27,0 a 58,5). Perda da função pulmonar foi maior naqueles com apresentação mais grave ou manifestação clínica da tuberculose mais tardia. A dispneia foi duas vezes mais comum entre os casos de tuberculose (OR 2,20, IC 95% 1,18 a 4,11). 

Chegou-se à conclusão que há necessidade de maior reconhecimento clínico das consequências respiratórias em longo prazo da tuberculose pulmonar tratada. A detecção precoce da tuberculose contribuiria para reduzir essas sequelas e continua a ser uma prioridade, especialmente em uma força de trabalho já sujeita a silicose.

Contudo, as estratégias, tais como controle de poeira, educação do trabalhador sobre a tuberculose e a poeira e o tratamento preventivo da tuberculose também são necessários para evitar a doença em si.

Fonte: THORAX, Volume 65, Issue 11, 2010, Pages 1010-1015

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: