Publicidade

Notícias de saúde

Limpeza do ar condicionado é essencial para evitar problemas respiratórios

03 de novembro de 2010 (Bibliomed). Com a proximidade do verão, o calor começa a provocar um maior uso dos aparelhos de ar condicionado. É nessa hora que as pessoas devem estar atentas para a limpeza dos dutos e filtros desses equipamentos, para evitar doenças do sistema respiratório. De acordo com o pneumologista Camilo Faoro, a higiene correta destas peças deve ser feita no sentido de evitar a propagação de poeiras e microorganismos no ambiente climatizado.

A ideia da higienização é reduzir consideravelmente a incidência dos fatores que possam causar alterações respiratórias nas pessoas, sejam de causa alérgica ou infecciosa. Poeiras, fungos, vírus e outros microorganismos encontrados nos aparelhos de ar condicionado podem causar irritação nas vias respiratórias e gerar reações infecciosas. Dentre os fungos mais encontrados nos aparelhos sujos, estão os dos gêneros Dermatophagoides, Blomia e Aspergillus. E bactérias no ar condicionado, como a do gênero Legionella, podem causar infecções mais graves, como pneumonias e sinusites.

A limpeza de dutos e filtros de ar deve ser feita com água e produtos de limpeza, como o álcool etílico e limpadores específicos não inflamáveis. É importante lembrar que a higienização reduz consideravelmente a ocorrência desses fatores de risco, mas não é possível eliminar 100% microorganismos prejudiciais à saúde. “A utilização saudável dos equipamentos deve aliar o uso racional com a higienização regular dos mesmos, permitindo, dessa forma, o aproveitamento do conforto sem riscos a saúde”, conclui o especialista.

Fonte: Lide Multimídia. Press release. 1º de novembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: