Notícias de saúde

HC/USP está selecionando portadores de rinite alérgica para estudo

26 de Março de 2003 (Bibliomed). O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC/USP) está realizando uma triagem para selecionar pacientes portadores de rinite alérgica há mais de dois anos, para a realização de um ensaio clínico homeopático. Os pacientes que passarem pela triagem serão encaminhados para fazerem um tratamento homeopático no ambulatório da Clínica Médica Geral. Segundo o médico responsável pelo ensaio, Dr. Marcus Zulian Teixeira, o objetivo é provar a eficácia do tratamento homeopático da rinite alérgica frente a um placebo. O candidato deve ter idade entre 18 e 60 anos, não pode ter utilizado corticosteróides ou vasoconstritores tópicos nos últimos seis meses e não pode ter doenças associadas. Para agendar o dia da avaliação inicial, é preciso ligar para (11) 3083-5243, deixar nome e telefone para contato.

Conheça a doença:

A rinite é uma alergia respiratória que provoca inflamação das vias aéreas superiores (nariz, garganta e seios nasais). As pessoas que nascem com predisposição entram em crise quando entram em contato com certas substâncias, como ácaros, fungos, pêlos de animais, fumaça, poluição, poeira, perfume, pólen, mofo, cera, tinta, cola, produtos de limpeza e ar condicionado.

Por isso, é preciso tomar os seguintes cuidados: não colocar cortinas pesadas nem carpetes grossos em casa; observar se travesseiros, colchões e roupas guardadas têm indícios de mofo; trocar freqüentemente a roupa de cama e não usar travesseiro de penas; passar soluções antiácaro no chão e nos móveis; usar produtos de limpeza neutros; evitar ambientes úmidos; precaver-se contra choques térmicos; não manter animais de estimação dentro de casa.

A alergia também pode ser causada por alimentos, como camarão, chocolate, tomate, amendoim e carne de porco. O clima frio, a umidade e a mudança brusca de temperatura, assim como a ansiedade e a insegurança, são outros agentes desencadeadores. Os principais sintomas da doença são coceira no nariz, congestão nasal, coriza e espirros sucessivos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários