Notícias de saúde

Quase três quartos das mulheres com artrite sofrem dores diárias, apesar da medicação, diz estudo

11 de agosto de 2010 (Bibliomed). Mais de 70% das mulheres diagnosticadas com artrite reumatoide sofrem com dores diárias, apesar do fato de 75% delas receberem medicamentos para alívio da dor, segundo estudo recente da Universidade de Leeds, no Reino Unido. Avaliando dados de quase 2 mil mulheres com artrite e idades entre 25 e 65 anos em cinco países europeus, além e EUA e Canadá, os pesquisadores confirmaram que as pacientes sofrem muito com a doença, não apenas com dores físicas, mas com sentimentos de distanciamento e isolamento.

Os resultados indicaram que 72% daquelas diagnosticadas com a doença sofrem de dores físicas, apesar de muitas delas estarem em tratamento. Além disso, a pesquisa mostrou um impacto da artrite nas relações íntimas: 40% das mulheres solteiras afirmaram que é mais difícil encontrar um parceiro; 22% das divorciadas ou separadas disseram que, de alguma forma, a doença teve um papel na sua decisão de se separar de seu parceiro; 68% das pacientes relataram esconder sua dor dos mais próximos; e 67% constantemente buscam novas ideias ou alternativas para amenizar ou acabar com a dor que sentem.

"Os dados confirmam que a dor física é a questão primordial para as mulheres com artrite reumatoide, mas a doença as atinge mais profundamente, afetando o seu bem estar físico, social e emocional”, destaca o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti. “O trabalho destaca a complexidade do tratamento destas pacientes. É um processo que vai além do controle dos sintomas ou do alívio da dor", completa o especialista.

De acordo com o médico, a adoção de estratégias de tratamento para reduzir a dor, restabelecer a produtividade no trabalho e de gestão do impacto social da artrite reumatoide é de grande importância no manejo clínico desses pacientes. “O estudo aprofundado do impacto negativo da doença e da dor sobre a produtividade laboral das entrevistadas revelou que 71% das entrevistadas se consideravam menos produtivas por causa da artrite”, conclui Sérgio Lanzotti.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários