Notícias de saúde

Gel injetável diminui dores de artrite

26 de abril de 2011 (Bibliomed). Quem sofre com artrite sabe as dores que essa doença provoca nas articulações.  Agora, pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um gel capaz de liberar medicamentos quando necessário, tratando com eficácia problemas nas articulações.

Produzido para tratamento da artrite reumatoide e da osteoartrite, o gel pode também ser aplicado em outras variações da doença. Jeffrey Karp, do Brigham and Women's Hospital, líder da pesquisa, diz acreditar que esta plataforma pode ser útil para várias aplicações médicas, incluindo o tratamento localizado do câncer, doenças oculares e doenças cardiovasculares.

Segundo os especialistas, o gel injetável traz como benefício o uso de medicação local, podendo descartar a necessidade de medicação oral e seus possíveis efeitos colaterais. Os médicos lembram que, muitas vezes, o medicamento de uso oral pode demorar a fazer efeito, sendo necessário o uso de dosagens elevadas.

A artrite é uma doença que ataca lugares específicos do corpo. O tratamento localizado é almejado por pesquisadores para diversos problemas de saúde, mas é difícil de ser conseguido. O gel emprega uma nanotecnologia conhecida como automontagem, em que os próprios componentes do material se agregam para formar a estrutura desejada - neste caso para mesclar-se com o medicamento. Quando exposto às enzimas liberadas pela inflamação associada com a artrite, o material se "desmonta", liberando o medicamento.

Fonte: Diário da Saúde, 25 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários