Notícias de saúde

Prevalência de asma infantil cresce nos países em desenvolvimento

06 de agosto de 2010 (Bibliomed). A asma é a doença crônica mais comum em crianças em todo o mundo, e, em muitos países em desenvolvimento, a prevalência da doença em crianças está aumentando, ao contrário do que ocorre nos países desenvolvidos, onde a prevalência se estabilizou ou está diminuindo. Esse assunto foi tema de debates esta semana no Congresso Internacional de Pediatria - realizado neste mês na África do Sul.

De acordo com especialistas da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o aumento da prevalência nesses países tem sido atribuído a uma série de fatores. Entre as principais causas para o aumento dos casos de asma entre as crianças, os especialistas destacam a redução das infecções na infância, as mudanças na dieta ou estilo de vida, o desenvolvimento econômico e o aumento na exposição a alérgenos ou poluentes.

Os pesquisadores ressaltam que, embora a prevalência seja maior na área urbana dos países em desenvolvimento, ela tem crescido ainda mais na zona rural. Além disso, a importância da asma não atópica - não causada por alergia - tem sido cada vez mais reconhecida em crianças nesses países. “As crianças com asma não atópica, geralmente, têm início mais precoce da asma, história mais frequente de pneumonia e aumento da exposição à fumaça ambiental do tabaco doméstico em comparação àquelas com asma atópica”, explicaram.

Considerando que as crianças representam uma maior proporção da população em desenvolvimento, em comparação com países desenvolvidos, segundo os especialistas, mesmo um pequeno aumento na prevalência da asma pode ter importantes implicações para a saúde pública nesses países. “Dado o crescimento da população e a alteração do padrão de urbanização e de estilo de vida em países em desenvolvimento, pode ser esperado um aumento no número de crianças desenvolvendo asma”, explica o pediatra H.Zar. O especialista acrescenta, ainda, que “a pobreza está associada com asma mais grave, de maior morbidade e com maiores riscos de morte”.

Fonte: 26th International Congress of Pediatrics. 05 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários