Notícias de saúde

Restrição de calorias pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, diz estudo

30 de junho de 2010 (Bibliomed). Emagrecer com o corte de calorias da dieta pode beneficiar o sistema imunológico, assim como a saúde geral, ajudando a viver mais e melhor, segundo especialistas da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Avaliando 46 pessoas com sobrepeso (mas não obesas) com idades entre 20 e 42 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que participaram de um programa de dieta de restrição de 10% ou de 30% das calorias diárias por seis meses perderam peso e aumentaram sua resposta imunológica em 30% e 50%, respectivamente.

Os pesquisadores mediram, na pele dos participantes, sua resposta imunológica, avaliando as chamadas células T - um tipo de célula branca que ajuda o organismo a combater tumores, vírus e infecções bacterianas. E observaram que aqueles que haviam cortado maior porcentagem de calorias da dieta tinham maiores benefícios, mesmo se perdessem pouco peso. “Isso é bom, porque significa que você não precisa fazer heroísmos antes de conseguir notar um benefício”, disse a pesquisadora Simin Nikbin Meydani.

A especialista em imunologia nutricional destaca, ainda, que os resultados são intrigantes, “visto que, se restrição de calorias aumenta a imunidade, isso pode ser um indicador de que o processo de envelhecimento é retardado em pessoas que controlam cuidadosamente a dieta”. “Uma resposta imunológica enfraquecida é uma característica bem conhecida do envelhecimento, com nossas células T, em particular, se tornando menos eficazes com o envelhecimento”, acrescentou a líder do estudo.

Pesquisas anteriores já demonstravam esse efeito em animais que, com dietas mais restritas, conseguiam viver mais tempo do que os outros. “É um bom sinal dizer que o que observamos em animais é reproduzível em humanos”, destacou a pesquisadora. Seguindo essa linha, o próximo passo dos cientistas é avaliar se a restrição de calorias tem efeito na prevenção de doenças infecciosas. “Se observarmos um crescimento na resistência à infecção, será uma evidência muito boa de que podemos ser capazes de estender a vida”.

Fonte: Tufts Journal. 26 de maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários