Notícias de saúde

Controle do peso pode ajudar a prevenir câncer, dizem especialistas

16 de setembro de 2008 (Bibliomed). Manter um peso saudável é uma das coisas mais importantes para reduzir os riscos de câncer, segundo o World Cancer Research Fund. De acordo com os especialistas, há convincentes evidências científicas de que o excesso de gordura corporal aumenta os riscos de diversos tipos de câncer, particularmente, de cânceres gastrointestinais, de útero e de mama.

Os cientistas acreditam que há diversas explicações para essa relação, incluindo a ligação entre o excesso de gordura e o equilíbrio hormonal. Algumas pesquisas mostram que células de gordura liberam hormônios, como o estrogênio, que aumenta o risco principalmente do câncer de mama.

Outras pesquisas indicam que a gordura – principalmente quando armazenada ao redor da cintura – estimula a produção de hormônios de crescimento, que, em grandes quantidades, pode aumentar as chances de desenvolver câncer.

Por causa das evidências, os especialistas recomendam o controle do peso, observando o índice de massa corporal (o ideal é entre 18,5 e 24,9), e adotando pequenas mudanças, como uma alimentação mais equilibrada e prática de atividades físicas.

Na dieta, deve-se optar por alimentos com baixa densidade energética, ou seja, com menos calorias por peso, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Isso porque os alimentos mais “densos” tendem a ser mais ricos em gordura e açúcar. Além disso, é importante observar a quantidade consumida e a freqüência das refeições.

Quanto às atividades físicas, é recomendada a prática de pelo menos meia hora por dia, pois ajuda a queimar calorias armazenadas em forma de gordura, manter um peso saudável, e fortalecer o sistema imunológico, reduzindo os riscos de câncer.

Fonte: Western Mail. 08 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários