Publicidade

Notícias de saúde

Arte pode melhorar o bem estar de crianças asmáticas, sugere estudo

24 de maio de 2010 (Bibliomed). A terapia com arte - na qual as crianças trabalham com lápis de cera, pinturas e massinha, entre outros materiais - pode reduzir a ansiedade de crianças asmáticas, melhorando seu bem estar, segundo estudo publicado este mês no Journal of Allergy & Clinical Immunology. De acordo com os autores, “para as crianças, simplesmente pensar em ataques de asma passados pode despertar sentimentos de ansiedade”, que são associados à piora de uma crise respiratória. E o novo estudo oferece evidências de que a arte terapia ajuda a melhorar a saúde emocional de crianças com doenças crônicas.

O estudo envolveu 22 crianças com idades entre sete e 14 anos que apresentavam asma persistente, metade das quais foram selecionadas para ter, junto ao tratamento convencional, sessões de arte terapia - em que usavam desenhos e pinturas, guiadas por um terapeuta, para expressar sentimentos que elas poderiam ter dificuldades em comunicar com palavras. E, ao final de sete semanas, as análises indicaram que o grupo da arte terapia apresentava menores níveis de ansiedade e maior qualidade de vida e “autoconceito” do que aquele cujas crianças haviam sido tratadas apenas de forma convencional.

Classificando os resultados como intrigantes, a pesquisadora Anya Beebe destaca que “o uso da arte terapia para crianças com asma severa e crônica é de claro benefício”.  “As crianças tendem a se sentir melhor após fazer a terapia com arte”, escreveram os autores. Entretanto, os especialistas não avaliaram se menos ansiedade representa menor número de episódios de asma ou uma redução na quantidade de medicação necessária. Por isso, mais estudos devem explorar a relação antes de uma conclusão.

Fonte: Journal of Allergy & Clinical Immunology. Maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: