Notícias de saúde

Estudo associa mudanças climáticas a maior ocorrência de rinite alérgica

03 de março de 2010 (Bibliomed). As mudanças climáticas podem afetar muitos aspectos da saúde humana, incluindo doenças respiratórias alérgicas, como a rinite, segundo estudo apresentado esta semana no Encontro Anual da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Genoa, na Itália, a mudança na duração das estações e o aumento dos níveis de pólen no ar podem ser responsáveis pelo crescimento e piora dos casos de rinite alérgica.

No estudo, os pesquisadores registraram a contagem de pólen, a duração das estações e a prevalência de sensibilizações a quatro tipos de pólen em uma região da Itália no período entre 1981 e 2007. E notaram que, com o tempo, houve um aumento progressivo na duração de algumas estações de pólen - normalmente, primavera e outono -, e na carga total de pólen para algumas espécies de plantas.

De acordo com o pesquisador Walter Canonica, membro da Academia Americana, as mudanças climáticas são uma realidade, e seu impacto na saúde, sobretudo a respiratória, pode ser observada ao longo do tempo. "Estudando uma região geográfica bem definida, observamos que o progressivo aumento da temperatura média tem prolongado as estações de pólen de algumas plantas e, consequentemente, a carga total de pólen", explicou o especialista.

Os resultados indicaram, ainda, que a porcentagem de pacientes com sensibilidade a esses alérgenos cresceu com o tempo, porém, segundo os autores, ainda não está claro até que ponto as estações de pólen mais longas aumentam os riscos das pessoas desenvolverem alergias. "Estações de pólen mais longas e maiores níveis de pólen, certamente, podem exacerbar os sintomas de pessoas com rinite alérgica e, para aqueles que tinham sintomas mínimos previamente. Isso pode levar mais pessoas a procurar cuidados médicos", concluiu a pesquisadora Estelle Levetin, membro da Academia Americana de Alergia.

Fonte: 2010 Annual Meeting of the American Academy of Allergy, Asthma & Immunology. Press release. 01 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários