Publicidade

Notícias de saúde

Cientistas Desvendam Mistério Sobre Cócegas

LONDRES (Reuters) - Cientistas podem ter resolvido um mistério que os atormenta e intriga milhões de crianças. Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph informou na segunda-feira, o segredo está no cerebelo, uma região posterior do cérebro que prevê as consequências sensoriais dos movimentos e envia sinais para o restante do corpo, instruído para que ignore a sensação.

Sarah-Jayne Blakemore, da University College, de Londres, examinou seis voluntários usando imagens de ressonância magnética no cérebro no momento em que uma máquina fazia cócegas nas palmas de suas mãos. O exame foi repetido com os voluntários fazendo cócegas em si mesmos.

No primeiro caso, a máquina pôde provocar cócegas no voluntário, porque o cerebelo não consegue avisar o restante do cérebro quando o estímulo é externo, mesmo que o cérebro saiba que o corpo está prestes a receber o estímulo.

O mecanismo já nos protegeu contra predadores, ao distinguir entre estímulos criados por nós mesmos e outros gerados externamente. Mas o sistema pode ser driblado.

Quando o robô usado pelos voluntários para fazer cócegas atrasava a ação em uma fração de segundo, a sensação de cócegas voltava.

"Então é possível fazer cócegas em si mesmo, desde que usando um robô", disse Blakemore.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: