Publicidade

Notícias de saúde

Reposição hormonal pode aumentar os riscos de asma, sugere estudo

10 de fevereiro de 2010 (Bibliomed). A terapia de reposição hormonal pode aumentar os riscos de a mulher desenvolver asma após a menopausa, segundo estudo francês publicado na revista científica Thorax. Acompanhando, por 12 anos, 58 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que, comparadas às mulheres que nunca fizeram reposição hormonal, aquelas que faziam esta terapia eram 21% mais propensas a desenvolver a doença respiratória, com riscos ainda maiores para as voluntárias que faziam reposição apenas com estrógeno.

De acordo com os autores, os riscos seriam 54% maiores entre as mulheres que usam a terapia apenas com estrógeno. "Há, agora, um grande corpo de evidências sugerindo uma ligação entre os hormônios femininos, incluindo o uso de terapia reposição hormonal, e o desenvolvimento de asma e sua severidade", destacou o pesquisador Leanne Metcalf. "Entretanto, este é o primeiro estudo de larga escala e de longo prazo a sugerir que é a terapia hormonal apenas com estrógeno que aumenta significativamente o risco", ponderou.

Os especialistas destacam que a asma é mais comum em mulheres jovens após o início da menstruação, e as admissões hospitalares são mais comuns entre as mulheres do que entre os homens. A severidade da doença também varia ao longo do ciclo menstrual e durante a gestação, e a incidência da doença tende a cair após a menopausa. Tudo isso indica que os hormônios cumprem um papel na asma.

Eficaz em reduzir os sintomas da menopausa, como ondas de calor e secura vaginal, a reposição hormonal carrega alguns riscos para a saúde, como o aumento das chances de desenvolver câncer de ovário, câncer de mama, derrames e outros problemas cardiovasculares, além do problema respiratório indicado pela atual pesquisa. Por isso, os pesquisadores recomendam que as mulheres na menopausa conversem com seu médico para saber dos riscos e benefícios do uso da terapia.

Fonte: Thorax. 08 de fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: