Notícias de saúde

Um terço dos adolescentes com sobrepeso subestima os quilos a mais, diz estudo

09 de fevereiro de 2010 (Bibliomed). Um em três adolescentes gordinhos não acha que tem um problema de peso, segundo estudo da Universidade de Minnesota, nos EUA. De acordo com os pesquisadores, essa tendência de subestimar o sobrepeso seria ainda maior entre os meninos. "Descobrimos que a proporção de adolescentes com sobrepeso que eram ‘mispercivers’ (relatavam que estavam com peso adequado ou abaixo do peso) era substancial, variando de 29% a 33% entre os anos de 1999 e 2007" destacou o pesquisador Nicholas Murphy Edwards.

Diversos estudos mostram que a prevalência de sobrepeso em crianças e adolescentes dobrou nos últimos 30 anos, com mais de 30% das crianças americanas sendo classificadas com sobrepeso ou obesidade. E a nova pesquisa traz ainda mais preocupações para os especialistas, indicando uma má percepção dessa população sobre o que seria um peso adequado, o que representa um obstáculo para as iniciativas de perda de peso.

O estudo foi baseado em dados colhidos pelo Sistema de Vigilância do Comportamento de Risco na Juventude, que pesquisou, por oito anos, uma grande amostra nacional de estudantes adolescentes. E indicou, por exemplo, que, em 2007, 0,8% dos participantes com sobrepeso se classificavam como estando "muito abaixo do peso"; 1,7% como "levemente abaixo do peso", 30% como "em torno do peso correto", 56% como "levemente acima do peso", e 12% como "muito acima do peso". Ou seja, quase um terço dos jovens estava subestimando seu sobrepeso.

Publicados na revista especializada Pediatrics, os resultados indicaram, ainda, que 40% dos garotos tinham percepção subestimada de seu próprio peso, contra apenas 23% das meninas. E os hispânicos e afroamericanos apresentaram os piores resultados neste sentido, indicando que políticas públicas com foco principalmente nesta população são necessárias para abordar a questão da obesidade.

Fonte: Pediatrics. Fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários